Detran participa de Seminário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) participou nesta segunda-feira (29) do Seminário Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana - Desafios e Soluções, promovido pelo Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul (CEC-MS) em parceria com o sindicato dos Engenheiros (SENGE-MS).

O objetivo do seminário é discutir a gestão e a democratização do espaço público, os desafios da mobilidade urbana sustentável, com foco no bem-estar e na qualidade de vida dos cidadãos de Mato Grosso do Sul.

O evento tem a participação de diversas autoridades, dentre elas: diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito de Campo Grande (Agetran), Rudel Espíndola Trindade Júnior; diretora-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Marta Lúcia da Silva Martinez e a Diretora de Habilitação e Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix. Além dos dois palestrantes convidados, o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires e o Analista de Trânsito, Luís Riogi Miura.

Na ocasião, Elizabeth Félix ressaltou que o Detran-MS vem investindo em educação e tecnologia para diminuir a sensação de impunidade por parte de alguns condutores. "Além das fiscalizações, nós estamos lançando também, campanhas de trânsito com o intuito de trabalhar os valores de educação e respeito no trânsito".

O analista de Trânsito, Luís Riogi Miura foi diretor-presidente do Detran do Distrito Federal nos anos de 1995 a 1998 e um dos responsáveis pela implantação do Projeto "Pedestres na faixa" que completou 14 anos em 2011. Miura conta que na década de 70, o Detran-DF promoveu uma campanha chamada "Aqui não se buzina". "Desde 1972, a cidade de Brasília vem trabalhando uma educação no trânsito, tanto que é a cidade onde menos se buzina no país", afirma.

Segundo ele é possível também a implantação destes tipos de campanhas educativas em Campo Grande, como já vem sendo feito. "A população precisa entender que o poder público está convencido de que é possível adquirir esta cultura de educação para o trânsito, respeitando as sinalizações", finalizou.



O evento que teve início às 8 horas da manhã e previsão de encerramento às 18 horas, acontece no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-MS) localizado na rua Sebastião Taveira, 272, Bairro Monte Castelo em Campo Grande.


Tags:

Auto Escola Liderança