- Detran e Ciptran intensificam blitze para reduzir acidentes no trânsito

A partir de hoje (28), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) em parceria com a Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito (Ciptran) vai intensificar as fiscalizações nas principais avenidas de Campo Grande. O objetivo é garantir a segurança de quem trafega nas vias e reduzir o número de acidentes e de vítimas no trânsito da Capital.

Em entrevista coletiva, o diretor-presidente do Detran, Carlos Henrique dos Santos Pereira informou que a operação blitz eletrônica será realizada de manhã e à tarde e vai durar até o fim do ano. "O governador determinou que trabalhássemos com muita atenção principalmente para que haja a regularização do trajeto da via. Com isso, fazer com que nossos motoristas se conscientizem no respeito à sinalização, à velocidade e atenção na via", ressaltou.

Santos Pereira disse que o objetivo é mudar a cultura do condutor. "Através de estudos podemos dizer com tranqüilidade que a grande maioria dos acidentes está sendo causada pelo mau uso do nosso condutor. Ainda falta educação, respeito, paz e cidadania. Precisamos de harmonia no trânsito e o condutor esquece que ele é uma peça dentro do trânsito", destacou. Dados do Detran mostram que a frota na Capital aumentou nos últimos cinco anos: 180 mil - atualmente a Capital conta com 400 mil veículos.

As blitze serão eletrônicas com o auxilio de dois veículos e, se houver necessidade, será trazido para a Capital mais um veículo. "A blitz eletrônica não interfere no dia a dia. Só vão se submeter à inspeção especifica aqueles veículos que estão irregulares. Podem passar mil ou dois mil veículos por hora e o que é preciso fazer é diminuir um pouco a velocidade para passar no trecho onde a operação está sendo realizada", explicou Santos Pereira. A velocidade exigida é de 30 km/hora.


Conforme o diretor-presidente do Detran, os veículos são equipados com sistema de identificação. Numa medida de segurança pública a blitz contará com a base de sistemas como o Infoseg e Sigo. "Mandado de prisão, veículos roubados e qualquer tipo de procura serão identificados pela policia imediatamente", esclarece. Se houver alguma irregularidade, o policial será avisado via rádio a 100 metros da blitz e o veículo será encostado para checagem.


Os dois veículos não ficarão localizados somente na região central, mas em todas as regiões da Capital, principalmente nas vias consideradas rápidas como as avenidas Via Parque, Euler de Azevedo, Ernesto Geisel, Interlagos, Fábio Zahran, dos Cafezais, Marechal Deodoro, Coronel Antonino, Manoel da Costa Lima e Rua Brilhante.


Segundo Santos Pereira, durante a operação serão observados também os veículos considerados "sucatas" que trazem riscos. "Retiraremos os veículos que não trazem segurança e apreenderemos aqueles sem farol, para-brisas, lanternas, ou outra irregularidade", comentou. Por mês são apreendidos 1200 veículos e pelo menos 200 permanecem no pátio do Detran porque estão com documentos atrasados.


Atualmente os 76 pátios do Detran contalibilizam 10.524 veículos, sendo 50% de motocicletas. Deste total, segundo Santos Pereira, 2.800 têm algum tipo de restrição judicial ou policial. "Temos intensificado o trabalho dos leilões e vamos fazer a cada 15 dias diminuindo o tamanho do passivo que existe lá dentro. Nós construímos um segundo pátio com 30 mil metros quadrados", concluiu.


Com informações do Notícias MS


Por : Divisão de Comunicação e Estatística - DICOE
Tags:

Auto Escola Liderança