
O Departamento de Trânsito (Detran) resolveu manter as lombadas eletrônicas ainda em fase de teste e vai cancelar eventuais multas que podem ter sido registradas entre 1º de outubro até agora. A informação é do gerente do Detran em Dourados, Aparecido Duarte.
Segundo ele, as multas serão aplicadas só depois que todas as lombadas foram aferidas e, ainda, após uma ampla campanha educativa. Até ontem, a informação repassada à imprensa, pelo Detran, era a de que as lombadas ativadas já estavam multando.
A declaração assustou condutores que afirmaram desconhecer a medida. Hoje pela manhã, o Detran postou uma matéria informando que dos 70 equipamentos instalados em Dourados, apenas quatro estão funcionando, aguardando modificações.
Segundo a nota, "o Departamento Estadual de Trânsito alerta que os dispositivos de fiscalização estão funcionando em caráter educativo para que sejam aferidos um a um. Ainda não há multas lavradas por estes equipamentos. A fiscalização efetiva, gerando multas, iniciará quando o convênio entre a Prefeitura Municipal de Dourados e o Detran-MS for finalizado. A reativação será acompanhada de divulgação e campanhas educativas direcionadas a população da cidade".
IMPASSE
As lombadas foram desativadas em maio deste ano depois que a prefeitura pediu a suspensão do contrato firmado como o Detran. Duarte lembra que as multas são recolhidas para o órgão, mas desconhece se existe um convênio com a prefeitura para que as multas das lombadas sejam repassadas para o município.
O impasse entre a prefeitura e Detran ocorre desde abril, quando o município resolveu cancelar o convênio com o Estado. Entre os motivos da prefeitura estava a falta dos repasses das multas para a cidade. O governador André Puccinelli chegou a afirmar que entregaria as lombadas eletrônicas para o município administrar, o que não aconteceu até agora.
Fonte: Dourados Agora