Comprovado: cadeirinhas obrigatórias salvam crianças no trânsito



O número de mortes infantis no trânsito caiu 41,18% só na metade do ano passado. A conclusão da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi divulgada no começo do mês de fevereiro, é diretamente influenciada pela obrigatoriedade das cadeirinhas.

Pelo que apresentam os dados oficiais, a diminuição brusca no número de mortes de crianças com até sete anos em acidentes nas estradas deve se acentuar ainda mais. Em   Brasília, não houve nenhuma morte entre o ano de 2010 – ano em que a lei da cadeirinha entrou em vigor – até o mês de agosto de 2011, mês em que o levantamento foi concluído.

O chefe de fiscalização do 1º Distrito da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Carlos Dantas, comentou a importância do equipamento para a proteção das crianças. “O uso das cadeirinhas infantis, além de ser obrigatório, dá segurança e evita ferimentos”, alertou o oficial, que também lembrou que as cadeirinhas não são motivo para ficar totalmente despreocupado.

Segundo Carlos, nesse início de ano letivo o fluxo no trânsito se intensifica e, com isso, os motoristas devem estar atentos ao transporte seguro das crianças. “É fundamental  para reduzir o risco de morte em acidentes ou na desaceleração repentina do veículo”, aconselhou.

A recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) aos pais e responsáveis é clara: todos devem instalar as cadeirinhas de forma correta. De acordo com o Inmetro, é fundamental seguir todas as orientações contidas nos manuais para evitar surpresas desagradáveis.

Fonte: Agência Brasil
Tags:

Auto Escola Liderança